Você sabe o que é SMarketing?

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Eu gosto de chamar de MÁQUINA DE VENDAS! 

 

Uma parceria fiel entre Marketing e Vendas.

Basicamente o termo SMarketing é uma junção dos termos Sales (vendas) e Marketing.

Ao contrário do que a maioria pensa ou vive na prática, Marketing e Vendas não só podem, como devem andar juntos! 

 

Pratique algumas atividades e processos e coloque o seu time de vendas em sintonia total com o seu departamento de marketing. A união destas duas forças, permitirá que você consiga prever oportunidades, escalar seus negócios e alcançar mais objetivos.


Aprofundando no conceito de SMarketing.

 

Reforçando o que já falamos anteriormente. É imprescindível o total e completo alinhamento entre os departamentos de Vendas e Marketing para que o SMarketing seja aplicado na prática.

 

Como é de conhecimento público rsrs... por vezes vendedores e profissionais de marketing tem algumas divergências, seja porque a meta não foi batida ou porque a definição de o que é um lead qualificado, ou um lead quente é diferente para cada um. 

 

O caminho mais fácil é realmente um culpar o outro. Mas isso gera resultado?


NÃO!!!! De jeito algum isso é uma prática sustentável, nem a curto e muito menos a longo prazo! O Melhor caminho é indiscutivelmente a sinergia entre os dois times.

 

Assim, aplicar o SMarketing unirá os dois departamentos rumo ao mesmo destino. O ATINGIMENTO DE OBJETIVOS E METAS! As metas serão batidas mais facilmente, os objetivos serão alcançados em um prazo menor e o seu negócio colherá frutos cada vez mais rentáveis. 

 

E meu amigo, eu asseguro. A Longo prazo você verá o quanto isso é saudável para todos!

 

Tenha metas em conjunto, integre ferramentas, implemente processos, nomeie responsáveis. E o mais importante, tenha uma comunicação transparente e seja claro e objetivo quanto aos propósitos da empresa. Desta forma o SMarketing acontecerá de maneira fluida. 

 

Aplique o SMarketing no seu dia a dia!

 

Quando a empresa nasce SMarketing é muito mais fácil. Mas é 100% possível transformar uma empresa que já existe com os passos que vou mostrar a seguir. 

 

- Defina metas compartilhadas.


Coloque os dois times correndo atrás do mesmo número. Defina os conceitos de Leads Qualificados e Leads Quentes de forma conjunta. Alinhe entre os times em que momento do funil um lead avança ou retrocede uma etapa.

 

- Aproxime ao Máximo os times de Marketing e Vendas.


Como já dissemos é essa união que irá gerar o sucesso no resultado do SMarketing.
Promova reuniões periódicas entre os times a fim de alinhar argumentos, campanhas, custos, inteligência de mercado, realinhamentos etc..

 

- Tome decisões baseadas em dados.


Defina metas realistas para o crescimento da empresa baseado um análise de dados como histórico de vendas, momento atual de mercado, budget disponível para investimento em vendas e marketing entre outros.

 

- Respeito acima de tudo!


Crie uma política bem definida, instaure uma cultura moderna e saudável, policie o time para que as conversas sejam saudáveis e sempre em busca do progresso e do objetivo comum, CRESCER!

 

- Integre Ferramentas.


Faça com que os times trabalhem integrados no sentido de geração de informações e nutrição de negócios. Automatize o Marketing integrado ao CRM do seu time de vendas unindo informações e aumentando a sua Inteligência de SMarketing.

 

Quais os principais benefícios do SMarketing?

 

- União entre Comercial e Marketing;
- Crescimento previsível;
- Maior assertividade na definição da persona;
- Eleva a sua Taxa de conversão de oportunidades;
- Torna o seu time mais estratégico e inteligente;

 

Mas não é tão fácil quanto parece!

 

Esta é uma jornada árdua e dá trabalho. É preciso mudar conceitos, quebrar tabus, alinhar expectativas sem esquecer-se em momento algum de promover o diálogo entre Vendas e Marketing afim de que tudo isso seja feito de comum acordo entre os times. Não esqueça que o seu time é feito de pessoas e como diria Simon Sinek, “ 100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios. ”

Espero que tenha gostado do conteúdo! Boa sorte na sua jornada rumo ao SMarketing!!!

 

 

 

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Ricardo clemente Martin

Profissional de comunicação e marketing atuante no mercado há mais de 15 anos.

Formado em publicidade e propaganda e pós-graduado em gestão de marketing.

Especialista em Marketing B2B e B2B2C.